Releases

Fábrica da LS Tractor auxilia na industrialização de Garuva

18.12.2013

“A inauguração da fábrica de tratores LS Tractor, em Garuva, Santa Catarina, em outubro de 2013, trouxe um novo fluxo de industrialização para o município. A partir deste novo empreendimento, a cidade voltou a fazer parte do circuito de localidades a serem pesquisadas para a implantação de novas empresas”, afirmou o prefeito de Garuva, José Chaves. O plano de ter uma fábrica no Brasil foi iniciado pelo grupo sulcoreano, LS Mtron, em 2010. A empresa é o 13º maior grupo econômico da Coréia do Sul, e que tem sua origem ligada ao grupo de eletroeletrônicos LG. Em todo o projeto foram investidos cerca de R$ 150 milhões, afirma o presidente da LS Mtron Brasil, James Yoo.
 Conforme assinala Mr Yoo, a receptividade do produtor brasileiro em relação aos tratores da marca LS Tractor surpreendeu positivamente a todo o corpo diretivo da LS Mtron. Quando o projeto foi delineado as projeções eram de investir US$ 30 milhões, abrir 12 concessionárias que atuassem nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Além disto prevíamos conquistar 14% do mercado de tratores de média e alta potência até 2017”, afirma o executivo.
Yoo acrescenta que já neste ano a LS Tractor estará atuando em oito estados com 24.
O executivo assinala que a chegada da LS trouxe ao município de Garuva benefícios na infraestrutura e economia da cidade. “Aceleramos o processo de construção da rodovia, estrutura que beneficia não apenas a LS e seus funcionários, mas também a população garuvense e quem visita o município. Geramos empregos e movimentação financeira na região, pois temos a política de utilizarmos os fornecedores locais, das mais diversas áreas. Também contribuímos para a vinda de outros fornecedores para a cidade, que para atender a LS se instalaram em Garuva, mais uma forma de movimentação financeira e geração de outros empregos na região”, ressalta o presidente da LS Mtron.
Por ano o projeto pretende fabricar 5 mil unidades em um só turno e já está gerando cerca de 100 empregos diretos e mil indiretos. “É uma oportunidade única, afirmou o operador de empilhadeira e morador de Garuva, Júnior Athanásio, acrescentando que está ganhando um excelente salário e podendo trabalhar na própria cidade, sem ter que se deslocar para outra para ter emprego. Outro fator positivo, que mostra que a LS tem um papel de desenvolvimento do município, foi o de trazer Internet para a região agrícola, que antes da chegada da fábrica não se tinha. Agora, todos que moram na região do entorno da fábrica podem ter acesso ao mundo virtual.
Autoridades falam – Parar o Governador Raimundo Colombo, a inauguração da fábrica da LS Mtron, significa muito para o estado catarinense, principalmente por representar o resultado de viagens
empresariais ao exterior. “Estivemos na Coréia do Sul, visitando a empresa e oferecemos Santa Catarina como estado sede da fábrica.
Felizmente obtivemos êxito nesta empreitada. Para o presidente da Associação Empresarial de Garuva, Gilberto Estevan, a chegada da LS Mtron só veio a somar positivamente no processo de crescimento econômico do município. Já o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Oziel Mattos, diz, por sua vez, que a partir da chegada da fábrica, a população passou a valorizar mais o município, mexeu com a auto estima e já está trazendo um aumento na renda de todos via maior movimento no setor de comércio e serviços.